terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Maranhão: Polícia Federal prende Superintendente do Incra


A Polícia Federal cumpriu nesta terça-feira, 02 de dezembro 23 mandados de prisão - duas preventivas e 21 temporárias -, 28 mandados de busca e apreensão e seis conduções coercitivas numa operação destinada a desarticular uma organização criminosa que reunia no Maranhão funcionários do Ibama, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) e empresários. 

Entre os envolvidos presos está Antônio Carneiro, superintendente do Incra no Maranhão, que teria participação no esquema quando era da Sema estadual, onde seria originalmente lotado, tem sido nomeado para o Incra por meio de cargo comissionado dado pelo governo federal.

O grupo atuava no desmatamento ilegal na área de floresta amazônica, próxima em áreas próximas de unidades de conservação e terras indígenas de onde era retiradas madeiras ilegais, depois legalizadas irregularmente pelos órgãos ambientais.

Segundo a PF, as investigações começaram em setembro passado,depois que o Ibama informou que alguns servidores da autarquia estavam envolvidos em atividades ilícitas. As investigações revelaram desvios de condutas de 15 servidores do IBAMA. de um servidor do SEMA e de um ex-superintendente adjuntos da SEMA.

A PF afirma que os atos de corrupção eram variados e envolvia principalmente os serviços de fiscalização. No Maranhão, é comum casos de autorização de desmatamento em áreas inexistentes ou já desmatadas, nas proximidades de unidades de conservação, facilitando a ação criminosa.

Os investigados responderão pelos crimes de associação criminosa, concussão, corrupção passiva e ativa, prevaricação, advocacia administrativa e violação de sigilo funcional, cujas penas, somadas, podem chegar a 25 anos de reclusão. A operação da PF ganhou o nome de Ferro e Fogo, I e II, numa referência ao licrop do pesquisador Warren Dean, que narra com rigor histórico as formas de destruição da floresta brasileira.

Leia também: Polícia Federal prende 22 suspeitos de praticar 'lavagem de madeira' no MA (G1)

Nota Oficial (Incra)
Comentários
0 Comentários

0 comentários: