sábado, 6 de setembro de 2014

Amazônia, Reforma Agrária, quilombolas, indígenas e meio ambiente no programa eleitoral de Dilma Rousseff (PT)


Foi verificada no documento “Mais mudanças, mais futuro: programa de governo de Dilma Rousseff 2014” (42 páginas) a ocorrência das seguintes temáticas:

Amazônia: em todo o programa, a região é citada apenas uma vez aparecendo relacionada ao combate ao desmatamento e a as negociações internacionais sobre mudanças climáticas:

Manteremos nosso compromisso com a redução de emissões. Para isto, daremos continuidade ao combate do desmatamento, em especial na Amazônia, e aceleraremos a implementação dos planos setoriais previstos no Plano Nacional de Mudança Climática. O Brasil se engajará fortemente nas negociações climáticas internacionais que terão lugar em 2015, para que seus interesses sejam contemplados no processo de estabelecimento dos parâmetros globais.”

Reforma Agrária: Não aparece nenhuma proposta para a área. É citada apenas uma vez como uma das realizações dos governos do PT, utilizando inclusive de números inflados:

“Outro marco histórico dos governos do PT e de seus aliados. No campo, 771 mil famílias tiveram acesso à terra por meio da Reforma Agrária, com acesso a crédito fundiário. Entre 2003 e 2013, 51 milhões de hectares foram incorporados pelo programa de reforma agrária.”

Quilombos/ quilombolas: As expressões não aparecem no documento.

Índios/ indígenas: As expressões não aparecem no documento.

Meio ambiente: Aparece uma vez, também como parte da política internacional, sem qualquer proposta específica:

“Nossa presença no mundo será marcada pela defesa da democracia, pelo princípio de não intervenção e respeito à soberania das nações, pela luta pela paz e pela solução negociada dos conflitos, pela defesa dos Direitos Humanos, pelo combate à pobreza e às desigualdades, pela preservação do meio ambiente e pelo multilateralismo.”


Leia ainda as propostas para as 5 temáticas dos candidatos Marina Silva  e Aécio Neves
Comentários
0 Comentários

0 comentários: