quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Facilitando: Governo vai alterar as regras do licenciamento ambiental.


O objetivo das medidas que devem ser implementadas é garantir mais agilidade e transparência ao rito de emissão de licenças, processo constantemente criticado pelas empresas que dependem dessas autorizações para execução de obras. Os detalhes dessas mudanças estão em fase final de entendimento entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com aval da Casa Civil.

Na prática, a intenção é reduzir o poder de atuação de outros órgãos que participam dos processos de Licenciamento ambiental: a Fundação Nacional do Índio (Funai), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e a Fundação Palmares, ligada ao Ministério da Cultura

Uma portaria com as novas regras deverá será publicada nos próximos dias. Nela, o governo vai definir mais claramente quando e como esses órgãos serão consultados, e quais serão os critérios de consulta a cada um. A medida foi confirmada pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira. “Ainda estamos fechando isso, mas o que queremos é deixar mais claras essas regras. O processo de tomada de decisão será aperfeiçoado”, disse sem dar mais detalhes.

Fonte: Agência Estado
Comentários
0 Comentários

0 comentários: